ESSES FATOS REAIS SÃO
BASEADOS EM FILMES
BASEADOS EM FILMES
Tanto eu quanto o Roger somos fãs de Rap. Assim fica muito difícil fazer uma matéria desse som tão tocante (tocante no sentido sentimental, uma pena... também acho) de qualquer forma tentarei escrever algo totalmente imparcial e que possa mostrar de forma racional o que esse som tem de bom, e para ilustrar essa matéria usarei o Slim Rimografia, sempre coloco muitas referências, portanto veja os vídeos e ouça as músicas desse cara e entenderá de que Rap estou falando. Não venha dizer que é hip hop porque pra mim e pra maioria esmagadora é a mesma coisa, (quem realmente entende sabe as diferenças assim como o samba, partido alto, samba de breque, etc, mas o objetivo não é esse).
As influencias do Slim, assim como de vários outros rappers, é a música popular brasileira, podemos encontrar o violão da bossa nova em algumas músicas o swing do Jorge Ben em outras, porém, os samples usados pelo slim, particularmente falando, são geniais, conseguiu fazer uma base empolgante e coerente tanto na batida quanto na letra até de Detalhes do Roberto Carlos, podemos ouvir referências que vão de Chico Buarque a Patativa do Assaré.
Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, as músicas tratam de temas que vão de Pobreza ao Amor, alguns rappers têm a violência como principal assunto (o que me agrada bastante ao ver nessas letras o retrato do desespero e indignação de quem vive um cotidiano regado a discriminação) no entanto o som do Slim assim como de vários outros rappers trata do assunto amor com muita propriedade. O que mais se percebe no trabalho dele é uma forte crítica ao próprio movimente hip hop, mas seu repertório não se detém apenas a isso falando de economia, sociedade, gravadoras, amizade, enfim como todo bom músico do cotidiano de todo brasileiro.
As rimas dessas músicas são extraordinárias, boa parte delas metrificadas, ajudam a tornar a batida mais interessante (quando não são bem feitas acabam transformando as batidas em um ritmo enjoativo e repetitivo) portanto boas rimas são fundamentais para um bom rap. Entretanto o conteúdo não pode ser esquecido, trabalho que a maioria dos artistas, principalmente improvisadores, não conseguem desempenhar muito bem.
O Rap é uma música que ainda sofre muito preconceito, dificilmente conseguimos encontrar esse estilo sonoro na TV ou Rádio, a não ser que a emissora seja voltado para esse tipo de trabalho, mesmo assim existem bons profissionais que conseguem desempenhar o seu papel muito bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário