segunda-feira, 31 de maio de 2010

Meios de comum unica ação

  O OUTRO BRASIL   


Começaria eu essa matéria dizendo que existem dois "Brasil", mas pensei que facilmente um breve comentário poderia me mostrar diversos Brasis. Portanto gostaria de falar nesse post sobre um país diferente do que eu aqui do Sul (Paraná) estou acostumado a ver no meu dia-a-dia em meios de comunicação ou universidades.

O meu País é o Norte, com representantes importantes como Dorival Caymi, Patativa do Assaré ou Caetano Veloso. Vendo o Lirinha recitar um conto (ou deveria chamar de poema, não sei.)  Eu e o Texêra (aqui da repartição) começamos a pensar em: como a imagem que temos dos nordestinos é deturpada. não ?

Eu nasci e moro no Paraná, mais especificamente em Maringá porém meu pai (Fotógrafo) sempre trabalhou em São Paulo, talvez como um imigrante nordestino, só com uma simples diferença, ele é do Sul. É muito interessante que nas minhas inúmeras idas a São Paulo percebi que no Sul do país e até em sampa, tem um certo preconceito em relação aos nordestinos, (preconceito levando em conta o valor etimológico da palavra) enfim, as pessoas imaginam algo que quando me deparo com Dorival Caymi, percebo que não é nada disso.



Fiquei imaginando que la é outro país levando em conta as empresas de comunicação, a imprensa é tão carioca ou paulista que isso já se tornou o que é verdadeiramente brasileiro, a maneira mais aceita de falar o estilo mais correto de fazer programas de entretenimento. Analisando esse e outros vídeos pelo Youtube comecei a perceber que os costumes de entretenimento são outros, como literatura de Cordel, Declamadores de versos, músicas, enfim. Falando do meio de comunicação mais aceito e consumido todos os dias, a TV, não me lembro de nenhuma dessas coisas na telinha com raríssimas exceções, então percebi que a cultura nordestina é muito pouco explorada e difundida pelos meios de comunicação, especialmente nos dias de hoje.



O Chico Anysio por exemplo estar fora das telinhas é uma perda muito grande para o país (ok... eu preferi não citar o Zorra Total), Assim como não ter programas com uma presença freqüente do José Paes de Lira declamando seus versos ou mesmo de outros autores tão importantes do Nordeste. É uma pena que Cordel não tenha tocado nas rádios, pois agora acabou, para não precisar citar o Chico Science que fez muito sucesso em sua época mas que eu não me lembro nem vagamente de tê-los visto em TV (a não ser em clipes da MTV). Isso sim seria entretenimento.

Pensando sobre isso cheguei a conclusão de que na verdade os meios de comunicação ultimamente não estão conseguindo acompanhar a evolução dos fatos e é exatamente por isso que a internet está fazendo, e se continuar assim, fará muito mais sucesso, não vemos mais nossos ídolos na TV nem em jornais, quem dirá em revistas, raramente consigo ver por exemplo o Marcelo Camelo em um programa de domingo, assim como não via o Los Hermanos. O mais interessante é que quando a minha geração imagina a TV, pensamos em pessoas sem escrúpulos que fazem tudo por dinheiro e que não conseguem se preocupar nem um segundo com a importância social do que eles desenvolvem, é claro que ainda existe muita coisa boa como a Grande Família, ou o Gordo Visita (parece que acabou se eu não me engano), toda essa imagem negativa vem desses programas que fazem qualquer absurdo por audiência, ou essas pseudo celebridades que vivem de divulgar sua imagem e sua vida pessoal como se fosse um produto, ou pior, como se tivesse qualquer importância social.

Assim eu vejo que o país por ser muito grande acaba se dividindo demais, e isso é completamente aceitável, claro que para uns dois séculos atrás... com o poder de comunicação que temos hoje não ver Patativa do Assaré na tv ou rádio é quase um crime, eu diria que é privar as pessoas de conhecer o que realmente o Brasil tem de melhor, e é por isso que as manifestações regionais ficam mais em evidência pois quando não é prestigiada pessoalmente, chega a você através do boca a boca. Portanto se você já ouviu falar de um nordestino que desenvolve algo bom pelo boca a boca aqui no sul ou vice versa, vá atrás de saber quem é esse sujeito pois ele deve ser muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário